top of page

Como me mudo para não me deixar afectar pelas energias negativas dos outros? (parte1)

Começamos por não pôr o rótulo de negativo em nada da nossa realidade, porque se o fizermos só estamos a concordar com eles e a perpetuar essa ideia para nós mesmos.

Portanto se alguém fizer alguma coisa que nós percebemos que está a acontecer na nossa realidade ou directamente connosco, sabendo o que acabo de descrever, que nós estamos a criar a nossa versão deles, nós no nosso interior e consciência, devemos concordar em algum ponto com a ideia que nos tentam passar, e por isso entendemos essa experiência dessa maneira negativa.

Nós temos a capacidade de observar objectivamente se determinada pessoa está a ser negativa, mesmo que nós não estejamos nesse estado. Mas o importante é que não podemos ser atingidos nem levar a peito se o que é dito ou feito não tem nada a ver connosco. A única maneira de nos afectar é se concordarmos que é verdade.

Por exemplo: Se a minha cor favorita for o laranja e alguém se chegar ao pé de mim e disser, "eu odeio azul e odeio o que o tenhas vestido" (e tu não tens vestido nada de cor azul), aí eu digo: "o quê? Isso não faz sentido, não deve ter nada a haver comigo, esta pessoa deve ser doida :/ Deve estar a falar sobre outra pessoa". Eu não seria afectado por esses comentários porque não faria sentido para mim, não teria uma reacção emocional real sobre mim. A Ideia é então que quando sentimos uma reacção emocional sobre um suposto ataque de alguém, o que estamos a fazer é a deixar que as outras pessoas, na verdade a nossa versão deles reflictam sobre nós, e alguma versão de nós mesmos se sente de alguma forma dessa forma sobre nós mesmos, de outra forma não iríamos reagir, observávamos apenas, e diríamos: "interessante" e seguiríamos com a nossa vida.

Mas se reagimos (a isso também se pode chamar projecção ;), mostra-nos que alguma parte nossa concorda com isso.

Então o que queremos fazer em relação a isso? Podemos dizer: "OBRIGADO por me mostrares que não me estava a amar completamente" e quando começamos a fazer isso, então começamos a ver que a atitude de alguém em relação a ti pode começar a mudar, porque o que tu fizeste foi mudar a versão deles na tua realidade, para uma versão em que agora te amas mais ti mesmo e de uma forma plena e eles reflectem isso mesmo.

Os verdadeiros SER dessas pessoas podem andar por aí a insultar todas as pessoas, MAS a única versão deles que vamos ter é a versão que nós criámos e que agora reflecte a luz que nós somos e o amor que estamos a dispostos a dar a nós mesmos e que anteriormente não estávamos dispostos a dar.

bottom of page