top of page

7 Dicas de resiliência para refrescar as nossas atitudes


A nossa capacidade de resistência mental e emocional ajuda-nos a recuperar e a adaptar-nos às situações stressantes que podem desafiar-nos. Encontrar maneiras inspiradoras que nos “refrescam as ideias” podem fazer uma grande diferença nas nossas atitudes do dia a dia, e com isso aumentar a nossa capacidade de recuperação natural (resilência).

A maioria das pessoas acha que é mais fácil gerir essa resiliência, se trabalharem uma coisa de cada vez, movendo-se para a próxima até que a estratégia começa a vir naturalmente.

Dica de Resiliência # 1: Cria uma janela normal de Reflexão

Usa práticas conscientes como meditação, chi kung, tai chi ou yoga, para entrar em sintonia com as tuas necessidades, ao invés de estares com a atenção virada para fora de ti ou de mudares constantemente a tua atenção. Escrever os teus pensamentos também é uma óptima maneira de aumentar a auto-consciência e “vê” o que as tuas necessidades pessoais ou espirituais te pedem. Ouvir e honrar as pistas emocionais e físicas mais subtis para uma maior tomada de consciência. Reserva esse espaço para ti, assim como dormes, lavas os dentes, comes, tomas banho, todos os dias.

Dica de Resiliência # 2: Aprende a ser Neutro

Relega as circunstâncias ao seu lugar de direito: as condições que a curto prazo não têm nenhum poder ou influência no momento sobre ti ou então, que vão ser apenas quando a situação mudar.

A ferramenta neutra:

Passo 1: Assim que sentires uma reação emocional começar, toma um tempo limite e cria algum espaço para ti mesmo, para respirares lenta e profundamente, imagina o ar a entrar e sair pela área do coração ou do centro do teu peito. Isso ajuda a chamar a energia para fora da tua cabeça e esvazia a reacção.

Passo 2: Concentra-te no teu coração e respira em vez de teres pensamentos stressantes ou de preocupação. Declarar e adoptar uma intenção de “soltares” é muito eficaz na neutralização da energia emocional.

Passo 3: Continua até que sintas a calma percorrer todo o teu corpo e mente. Isto pode não significar que toda a tua raiva ou ansiedade foi totalmente evaporada; mas significa que a energia carregada foi removida e o stress pode parar de somatizar-se no teu corpo.

Dica de Resiliência # 3: Alimenta o teu Coração e Alma

Tira um tempo regular para fazeres as coisas que te fazem sentir centrado/a e tranquilo/a. Cria uma lista de coisas que sabes que te vai revitalizar e aumentar a tua auto-estima. Para alguns, pode ser passar tempo na natureza alguns dias por semana; para outros pode ser encontrar prazer em explorar uma saída criativa, como um culinária, pintura, dança ou aula de música.

Se o voluntariado é uma actividade gratificante para ti, encontra a saída adequada para ti e para agendares tempo para dar aos outros. Considera a tuas necessidades nos níveis mental, emocional, espiritual e físico, e se alternam com diferentes actividades para nutrir todas estas facetas. Por exemplo, um atleta pode combinar o exercício físico com o voluntariado por treinar uma equipa de desporto, ou qualquer pessoa interessada em habilidades de aprendizagem que ela domina.

Dica de Resiliência # 4: Aprecia o Bom

Manter um diário de gratidão é verdadeiramente uma boa ideia, uma vez que desloca o foco para as coisas positivas que apreciamos. Se não tiveres um, considera iniciar esta agradável prática; muitas pessoas acham que é especialmente eficaz na noite antes de dormir.

Presta atenção durante o dia para uma ou mais coisas que te provocam sentimentos de apreço. Qualquer coisa pode ser incluída, como apreciares-te para fazer o esforço de trazeres lanches saudáveis para o trabalho, ou perceberes quando um colega de trabalho faz algo para ajudá-lo. Talvez um estranho te deixe cortar na fila do supermercado. Foca-te nas muitas coisas boas da vida, isso ajuda a construir a resistência interna.

Dica de Resiliência # 5: Obtém um hábito saudável pela tecnologia

Existem imensas aplicações para os smartphones hoje em dia, que te permitem meditar, e ganhar prática. Algumas até incluem monitorização do ritmo cardíaco, como é o caso do emWave2® e Inner Balance ™, entre muitas. Cria um hábito saudável com o uso dessas ferramentas, isso pode realmente ajudar a mudares a tua resposta ao stress e aumentares a sua capacidade de resistência. É como se tivesses um treinador pessoal para guiar-te através de um processo simples – incentivando-te ao longo do caminho. Estas tecnologias são baseadas na ciência de coerência – um estado mental e emocional resiliente que também ajuda o trabalho do coração, cérebro e sistema nervoso de forma mais eficiente e harmoniosa.

A beleza desta prática é como nos sentimos quando estamos coerentes. É uma sensação de estar mais alerta e energizado quando necessário, ainda capaz de descontrairmos e relaxarmos quando é hora de o fazer. A maioria das pessoas começam com uma sessão de três minutos de manhã para definir um ritmo interno equilibrado e perspectiva saudável para o dia seguinte. Outra sessão curta antes de dormir pode ajudar-te a preparar o corpo e a mente para um sono repousante. Este é um hábito tecnologia poderá beneficiar.

No entanto se não tiveres a técnologia, se fizeres a meditação de manhã e à noite, vais ter os mesmos efeitos, tens é de confiar mais que funciona

Dica de Resiliência # 6: Retira-te para te centrares

Faz um retiro para aprenderes mais técnicas, experiênciares, praticares e te centrares no teu Ser. Para te relembrares como é seres tu, como é sentires paz, amor, calma, energia. Depois de o fazeres, terás comparação para voltares a esse estado, e aprenderás acompanhado por alguém competente, partilhando as tuas experiências com quem o escolhe viver também.

Os retiros Descoberta Do Ser, que eu costumo orientar, são excelentes para usufruíres o momento, para te libertares, aumentando com isso a tua capacidade de resiliência. Podes ver neste link o próximo retiro

Embora esses retiros aconteçam noutros momentos do ano, podes ir sabendo mais aqui na agenda

Workshops de desenvolvimento pessoal também te podem ajudar a aumentar exponencialmente a tua resiliência, como o Crenças & Sonhos, onde ensino a mudares o que acreditas e te limita para crenças que te libertam e dão poder. Vai ficando atento/a à minha página.

Dica e Resiliência # 7: Prática

Pratica, pratica, pratica, pratica, pratica todos os dias

bottom of page